Hoje em dia, para ingressar em algum site é preciso fazer um cadastro, no qual, contém uma senha. Na preparação dessa senha, todo mundo escolhe senhas que sejam “fáceis de lembrar”, isso facilita a vida de hackers, que tentam roubar sua conta. Ao lado de datas importantes, nomes de bandas preferidas, números sequenciais, adicionem mais um tópico para seu catalogo de “não usar” na confecção de senhas: boa gramática. O estudante da universidade de Carnegie Mellon, Ashwini Rao desenvolveu um algoritmo capaz de facilitar a quebra de senhas longas.
Segurança
O algoritmo de Ashwini Rao faz teorias ordenando palavras e expressões extraídas de bancos de dados de quebra de senha, para formar sentenças gramaticalmente corretas. Por exemplo, ao pegar o termo “Força” no dicionário, os softwares recentes tentam “força”, “forças”, “forçaforça” ou “forçaaçrof”. Mas nenhum tenta algo como “eutenhoaforça”, por exemplo. Ao testar seu algoritmo, Rao e seus assistentes constataram que cerca de 10% de suas senhas longas foram quebradas, no qual estavam sendo usados seus próprios recursos gramaticais.
Qualidade da Senha
Conforme o acesso à internet está cada vez mais popular, conseguir senhas totalmente seguras está cada vez mais difícil. Um computador moderno, que pode ser arrematado no mercado eletrônico por algo em toro de R$ 5.000,00, pode fazer 33.000.000 de sugestões de senha por segundo se estiver utilizando os algoritmos corretos.
Assista esse vídeo com dicas de como fazer uma senha segura: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=xg6jA-uAbMw
Nenhum comentário:
Postar um comentário