terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

NOTA DO BLOG: RETIRO ESPIRITUAL


Oi gente, boa tarde!

É o seguinte, estou aqui pra falar a respeito da publicação feita ontem neste blog sobre o RETIRO ESPIRITUAL, que está rendendo muito comentários e discussões  tanto dos evangélicos como dos descrentes, até um pastor de Caraúbas por nome de Wid Fernandes comentou em sua página pessoal do facebook sobre esse post. O fato é que muitas pessoas não entenderam corretamente a postagem, uma vez que, a intenção não era desmoralizar a igreja e sim alertar sobre esses acontecimentos que estão manchando o nome do retiro. Eu sei muito bem que a grande maioria dos evangélicos, aqueles firmes de propósito, vão para o retiro com a intenção de orar, louvar agradecer, bendizer e adorar SEU Deus. No entanto é como disse o leitor Assuero costa em seu comentário aqui no blog “ O retiro é como um lugar qualquer, existem pessoas bem intencionadas e outras nem tanto. Mas só da pra falar depois que conhecer, muitos dos descrentes se comportam muito bem e até se convertem após o retiro. Por outro lado, alguns "crentes" se comportam como verdadeiros foliões e realmente passam o rodo e não se comportam como pessoas cristãs. ”
Eu particularmente não acho coerente que os organizadores aceitem pessoas descrentes para ficar sob a responsabilidade da igreja e hospedados nos colégios. Lógico que Deus não escolhe as pessoas, mais aqueles descrentes que querem VERDADEIRAMENTE participar da programação espiritual do retiro devem ir para casas alugadas, isolando completamente a responsabilidade da igreja.  -  Quanto ao conselho do Sublime Pastor deixo aqui o meu muito obrigado, mas não preciso de conversão, sou mais CRENTE do que muitos dos seus FIÉIS, isso eu garanto. Que Deus lhe abençoe IRMÃO!

Amém! 

9 comentários:

  1. Junior, o respeito rege a convivência social. Desrespeito é ferir princípios de outros. Ao desrespeitar religiosos e fiéis de uma igreja você fere a convivência social causando todo esse desconforto. Não sei sua intenção ao postar aquilo, ou até mesmo de criar esse blog. Mas conheço o retiro espiritual e sei que a essência deste não é fazer um carnaval disfarçado, porém os seus idealizadores e organizadores não podem responder pelas intenções de quem vai a esse retiro. Pessoas boas e má-intencionadas temos em todos os lugares, espero que você e seu blog não sejam um exemplo disso e esteja aqui sempre ferindo a convivência social. O respeito é algo mútuo, você por ter faltado o respeito com tanta gente perdeu o respeito de todos. Não faça isso, não ataque quem você discorda, aprenda a conviver.

    ResponderExcluir
  2. Sei muito bem o conceito e a finalidade do respeito, assim como também o que sua falta ocasiona. Em momento algum feri ou desrespeitei a igreja, muito menos a convivência pessoal, só relatei fatos contados por aqueles que viveram a experiência e que por ventura estão, infelizmente, rotulando esse tipo de refúgio espiritual. O que vejo aqui não é desconforto, vejo uma discussão de pessoas crescidas e entendidas sobre uma temática já consagrada polêmica aqui em nossa cidade, minha intenção foi muito bem esclarecida tanto da publicação quanto a finalidade do blog, acho que deve ler com um pouco mais de atenção. Respeito é algo que é merecido, não conquistado ou perdido por conta de apenas produzir uma reflexão sobre algum fenômeno social, muito pelo contrário. Por fim, ATAQUE? Publicar textos do cotidiano em redes sociais é ataque? Responder e debater pontos de vista diferentes é ataque? Realmente, eu que não entendi a finalidade do seu comentário, se pra você aprender a conviver é fechar os olhos e ter uma velha opinião formada sobre tudo, pra mim isso se chama hipocrisia. Não sei e nem quero ser assim. Obrigado pela atenção e pela visita ao blog.

    ResponderExcluir
  3. Discordo de você quando diz que apenas relatou fatos. Você mesmo intitulou sua postagem de " Retiro espiritual ou carnaval disfarçado?". Como alguém que nunca participou de tal evento tem propriedade pra falar dele? E mais, eu como membro da igreja, e participante do retiro considero isso um ataque sim. Dizer que o lugar ao qual uso pra me retirar durante um carnaval é a mesma coisa que deixei por aqui não tem sentido. Na verdade a sua comparação em momento algum teve sentido. A intenção da postagem eu desconheço, porém sei que ele feriu as pessoas que do evento participam. O carnaval aumenta os índices de acidentes, aumenta o número de pessoas infectadas por DST's, o número de foliões alcoolizados é gigante, prostituição nem se comenta, danos físicos, violência, tudo isso aumenta em decorrência dessa "festa".. Tem mesmo como comparar as duas coisas? Vamos pensar melhor antes de falar .. O silêncio é sábio meu caro!

    ResponderExcluir
  4. só que vc não pode sair falando do que vc não sabe ou já viveu... se você nunca viveu ou presenciou com vai saber como é.Quando se fala de uma coisa que não conhece e não viveu, não é mais opinião, e sim,uma critica...

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Junior Morais!!
    Gostaria de apenas citar alguns pontos das suas declarações na postagem do seu blog.
    1º Você afirma (afirmação), “esses retiros são, (sempre há exceções) na maioria das vezes mais mundanos do que o próprio carnaval”. Nesse texto você afirma que a maioria dos retiros são mundanos.
    2º Você deixa uma interrogativa no titulo da postagem “RETIRO ESPIRITUAL OU CARNAVAL DISFARÇADO?” (na sua opinião você não diferencia retiro de carnaval, fazer essa comparação é um insulto)
    Por acreditar que você inteligente o suficiente para entender no mínimo o que escreveu na postagem, assim posso afirmar que sua intensão não foi apenas alertar (como você mesmo falou), a sua intensão foi denegrir a imagem do retiro como também da igreja, e se você acha que não agrediu e nem denegriu, você não tem o mínimo de respeito por uma instituição denominada IGREJA que vem restituindo vidas há anos.
    Se você acha o seu carnaval mais interessante então vá para o seu carnaval, e por favor não fale do que não tem propriedade.
    Pessoas inteligentes não falam por falar, tudo deve ter uma base, vendo que você não tem base alguma, pega conversas de esquinas e de meio de rua e posta em forma de critica a algo que você não conhece no mínimo é burrice.
    Portanto meu caro amigo você tem alguma propriedade para falar e denegrir os RETIROS e a IGREJA? Qual sua experiência em retiros? Quantos você já foi?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite anônimo..kkk

    É como eu já disse, NUNCA participei de retiro e nem tenho a menor intenção de participar. Falei da parte que eu conheço e vejo as pessoas, colegas e amigos que participaram falarem e comentando acontecimentos. Acho que eu não preciso fazer uma PESQUISA CIENTÍFICA para falar de um retiro.(ME POUPE) Siiim, acredito que pra pessoas mal intencionadas que saem para " O RETIRO " e faz e acontece, o desrespeito é mais mundano do que o próprio carnaval. Confesso que realmente fui infeliz com relação ao título da postagem, coisa que já comentei com várias pessoas, mas quem nunca errou que atire a primeira pedra, não é mesmo!? - Sinto muito se ATINGIR a SUA igreja, mas como eu já falei a intenção não foi essa, e se você realmente pensa que o propósito foi esse, PODE CONTINUAR PENSANDO, reconheço e respeito o trabalho da igreja, como reconheço o trabalhos de tandos outras organizações, apenas não concordo com algumas coisas, e se a igreja salva ou deixa de salvar vidas ha anos isso é PROBLEMA DELA, mas parabéns, no entanto minha crença não é a sua. - Acho o carnaval 10 MIL VEZES mais interessante do que seus retiros, por isso nunca participei. Agora eu pergunto, e você, quem é? Que fala com tanta AUTORIDADE E EMBASAMENTO e covardemente posta um comentário anônimo? - Apenas postei minha OPINIÃO e alertei, não tentei de forma alguma sujar a imagem do retiro, até por que já estava manchada ha muito tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm acho caro blogueiro... A imagem ficou suja graças aos proprios participantes ! Só vejo uma conversa quando se acaba esse retiro que é: "QUEM NAMOROU COM QUEM?". Essa é a mais pura verdade, ninguem se ouve falar em cantores, ou aquela pregação foi boa... NADA DISSO, o q se houve na quarta depois do carnaval são apenas conversas mundanas coisas q acontecem no carnaval ! E tenho dito .

      Excluir