segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

RETIRO ESPIRITUAL OU CARNAVAL DISFARÇADO?


Acho engraçado, alguns jovens de nossa cidade fazendo contagem regressiva para o Retiro Espiritual, jovens que não são evangélicos nem tampouco frequentam a igreja, o nome "retiro" só serve para mascarar o verdadeiro objetivo da viagem, esses retiros são, (sempre há exceções) na maioria das vezes mais mundanos do que o próprio carnaval, sempre que passa o retiro, vejo jovens noticiando nas calçadas um festival de histórias e pessoas que fazem e acontecem, saídas no meio da noite, confusões e baixarias. Lógico que há muuitas pessoas que vão com o real objetivo de louvar, orar e agradecer a Deus, outros nem tanto. Acho que os pastores responsáveis pela organização desses retiros deveriam proibir a ida de pessoas descrentes, uma vez que, o objetivo do retiro é desviar suas ovelhas das tentações do mundo, Possibilitando assim menos escândalos e acontecimentos que desmoralizem o nome da igreja.

21 comentários:

  1. Caro blogueiro, gostaria encarecidamente de te pedir que não fale do que você não sabe, existe uma grande diferença entre ir ao retiro e ir a Portalegre, as pessoas que vão para o retiro ficam na responsabilidade da igreja e de seus respectivos pastores e cumprem as normas que lá são colocadas, outras tantas pessoas alugam casas na cidade de Portalegre e algumas vezes participam das programações que são desenvolvidas pela igreja e isso não podemos impedir, pois estariamos ferindo um direito instituido por lei,pois não somos donos da cidade, nem podemos impedir das pessoas participarem das programações! Diante do exposto FICA DICA! Não crítique o que você não conhece.

    ResponderExcluir
  2. Caríssima Carla Heveline, de forma alguma critiquei aquilo que eu não conheço, expus apenas as coisas que eu tenho conhecimento, que são relatos e histórias de pessoas descrentes que foram pro RETIRO,e nem por isso seguiram as normas que lá são colocadas. Acho que você não entendeu a parte "Lógico que há muuitas pessoas que vão com o real objetivo de louvar, orar e agradecer a Deus, outros nem tanto" O foco não é desmoralizar ou criticar o RETIRO( FICA DICA) e sim alertar aos organizadores do evento que deveriam evitar que pessoas "descrentes fosse PARTICIPAR DO RETIRO, e ficarem junto aos evangélicos hospedados nos colégios. Evitando fatos e acontecimentos que desmoralizem a SUA igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão principal é que apenas os que ficam "hospedados" nos colégios estão sob a responsabilidade do pastor presidente. Esses comentários que você ouve, são, com certeza, das pessoas que alugam casas e ficam a sua própria responsabilidade. Quem vai pro retiro com o intuito de bagunçar, Digo, RETIRO, como sempre acontece, serão tomadas providências a respeito. Inclusive mandado de volta, mas repito, se for pra o RETIRO, SOB RESPONSABILIDADE DO PASTOR E DORMIR NOS COLÉGIOS. Ninguém pode impedir a entrada e saída das pessoas na cidade. Não discordo com você que acontecem fatos e fatos, como os relatados pelo comentário abaixo, porém se isso chega aos ouvidos da direção do evento, será apurado. Posso dizer isso pois tenho propriedade, participo do evento há vários anos, e não apenas vou um de forma eventual pra ter assunto pra falar mal posteriormente.

      Cintia Carize

      Excluir
  3. Querido Junior, não é de hoje que esses retiros têm má fama! De fato, há pessoas que vão buscar o transcendental, mas há muitos que vão só pela 'fuzaca' !! É um carnaval sem álcool! E sinceramente, já pude testemunhar muito mais postura digna de descrentes do que mesmo alguns membros! Não estamos aqui generalizando, mas apenas externando algo que certamente acontece! Lembro-me que na última vez que fui, encontrei 'preservativos de morango' dentro do banheiro dos homens! Daí, lembrei que a 'castidade' faz parte da vida do cristão! Então, alguém esqueceu disso! A pergunta que não quer calar é: uma vez que a camisinha estava no banheiro masculino, elas foram usadas por dois homens ou por um homem e uma mulher? É bafo!!!

    ResponderExcluir
  4. Elias e sua língua ferina... Lembro bem do seu último retiro Elias, mas de acordo com vc mesmo abafe o caso... O retiro é como um lugar qualquer, existem pessoas bem intencionadas e outras nem tanto. Mas só da pra falar depois que conhecer, muitos dos descrentes se comportam muito bem e até se convertem após o retiro. Por outro lado, alguns "crentes" se comportam como verdadeiros foliões e realmente passam o rodo e não se comportam como pessoas cristãs. Mas como já disse, em todos os lugares é assim.

    ResponderExcluir
  5. Bem querido Elias, você mesmo já foi ao retiro algumas vezes e sabe que não se comportou de maneira adequada ficando assim vetada a sua ida no que se refere aos colégios, já quanto ao fato citado por você de "camisinhas no banheiro" eu desconheço, mas não diria que não existiu, só comentei porque acho que a forma como Junior fez sua exposição deixou a entender que é uma minoria que vai realmente com o intuíto de louvar a Deus e uma maioria pra bagunçar e sabe-se que isso é algo inverso, existe pessoas que vão buscando apenas a diversão mais são minoria. Quanto a outras coisas que acontecem lá, pode até ser que aconteçam para que depois as próprias pessoas que praticaram, possam sair falando mal do nosso retiro!

    ResponderExcluir
  6. Querida Heveline! DE fato, houve sim um deslize de minha pessoa no retiro: Eu bebia uma cerveja por noite!*(Eu bebia fora do acampamento) Foi esse meu grande pecado! O pastor Maildson, como sempre muito educado, discretamente me chamou pra uma conversa em particular e me esclareceu que embora eu não fosse membro da congregação, ñ pegaria bem beber no retiro pois poderia causar má impressão nas pessoas, com a possibilidade de acharem que eu era um congregado da IC.Eu, prontamente, concordei com o líder, e me desculpei. Esse fato isolado não me VETOU a possibilidade de ir ao retiro. Em momento algum o pastor que é a autoridade máxima da igreja me proibiu de ir! Eu sou quem não vou mais pq não me identifico mais com nada desse meio.Mas certamente ainda irei a Portalegre, porém, sem 'os zoião do Big brother' pra me oobservar! ;) Passar bem! O RETIRO É ESPIRITUAL PARA PESSOAS ESPIRITUAIS, E É UM CARNAVAL PARA OS CARNAIS! Não estou denegrindo a igreja , nem tampouco os congregados, apenas lembrando que esses 'fatos' contraditórios acontecem.

    ResponderExcluir
  7. Elias, me diz uma coisa: qual a diferença entre você passar o carnaval na casa de amigos farreando,e passar o carnaval na presença de Deus? O carnaval mundano, vc procura todo o tipo de prazer que vc encontra: festas, bebidas, mulheres que denigrem sua imagem, seu valor a procura de sexo, isso é que o mundo pode fazer por vocês,pelo lado da carne. Mas JAMAIS, JAMAIS vocês irão encontrar a verdadeira felicidade, que está em Deus,e é na presença de Deus que você encontra tudo aquilo que você precisa.O que o mundo te oferece pode te levar a um caminho, que talvez você não consiga voltar mais. Quer um exemplo: AS DROGAS. Qtos jovens não morrem todos os dias porque se envolvem com tráfico de drogas? Qtos jovens não morrem por causa de bebida alcóolica e depois dirigem descontroladamente? Isso é que o mundo pode oferecer, mas no retiro espiritual, além de você conviver com outros jovens ali, você busca a presença de Deus em sua vida e você percebe o quanto Deus te ama e tem um propósito em sua vida.

    ResponderExcluir
  8. Junior, apesar de não conhecer muito o acampamento da igreja de cristo em Apanha Peixe,mas deixe te dizer uma coisa. Os jovens que vão pro acampamento, mesmo os descrentes, eles precisam ser trabalhados, no sentindo de que o acampamento possui regras a serem seguidas. Infelizmente, tem acampamentos que possuem falhas, mas eu acho que a intenção é de que ali há um propósito de Deus. Deus quer que vidas sejam alcançadas pelo seu amor, pois o homem se afastou completamente de Deus, buscando seus próprios meios em busca da felicidade, mas estes meios jamais, eu disse, JAMAIS, vão trazer para ele a sua felicidade. A felicidade não está nas coisas que o mundo oferece, mas sim em Deus. ELE É A VERDADEIRA FELICIDADE,ELE É A VERDADEIRA ALEGRIA QUE MUITOS AFORA PROCURAM E NÃO ACHAM. E mais uma coisa: o retiro espiritual não é só para as pessoas espirituais, é ´pra todos que quiserem ir. Deus não faz acepção de pessoas, Ele ama a cada um de nós.

    ResponderExcluir
  9. Alexandre, cada pessoa tem uma história de vida. Que bom que o seu 'deus' lhe proporciona tanta 'felicidade'. Eu já fui evangélico por 5 anos e nem tudo foi flores: Eu levava a vida espiritual muito a sério, e quase acabei com a minha própria vida, pois na igreja eu aprendi a me odiar, o q me levou à depressão e quase ao suicídio. Se não tá entendendo, pode conferir um resumo da minha história aqui http://bokadoinfernu.blogspot.com.br/2011/03/meu-tristemunho-de-fe.html .

    Bem, quero dizer a vc q a sua fé (religião) é também um tipo de droga! É um estilo de vida que muita gente usa para compensar muitas perdas e vazios! Muita gente mal amada recorre à fé na expectativa de sentir-se amada por um ser que infelizmente é INVISÍVEL, INAUDÍVEL E INTOCÁVEL, ALÉM DE 'IMPROVÁVEL'!

    As futilidades do 'mundo' não me enganaram. Mas não é delas que me alimento, eu me alimento de CONHECIMENTO, de bons amigos, da família que é base de tudo, etc, apesar de também fazer uso da boa música e regado à bebidas. NÃO USO SERES INVISÍVEIS COMO BASE PARA MINHA VIDA. MINHA VIDA É MUITO IMPORTANTE PARA EU ENTREGÁ-LA NAS MÃOS DE LÍDERES MANIPULADORES QUE ME ASSOMBRAM COM PROMESSAS DE CÉU E INFERNO! Passar bem!

    ResponderExcluir
  10. É muito interessante esse tipo de conversas, por isso concordo plenamente com Silas Malafaia, qual quer um pode falar o que quizer sobre os evangelicos, difamar, caluniare etc... mas na hora em que um cristão abre a boca é motivo para processo juducial com bases na omofobia, racismo e etc... nao sou evangelico, mas creio que existe um Deus sim, apenas pelo fato de uma unica e pequena palavra, Fé. Sinceramente, eu nao acredito em lobsomen por exemplo... mas nao entro em conversa sobre tal assunto pois pra mim é um assunto banal, acho que serveria de exemplo para os Ateus ja que n acreditam em Deus porque se entrometem tanto? Sera que ao invez de uma “certeza“ da inexistencia de Deus nao seria uma Raiva do mesmo, por nao ter cido merecedor de suas bençãos?

    ResponderExcluir
  11. Veish!! Eu não fico esperando bençãos cair do céu! Eu as conquisto !! Não sou o pai do Cris, mas tenho doiiiisss empregos! cONQUISTADOS COM AÇÃO E NÃO COM ORAÇÃO! Não preciso mendigar nos portões celestiais!... Quem tá proibindo quem de se expressar aqui?? Quem quiser detonar 'gays' que detone! Mas se prepare pq a réplica é tiro e queda!

    Vc quer saber pq ateus se incomodam com a ideia de DEUS existir? Não há incômodo quanto à existência dele pq pra nós, ele não existe!Simplesmente há um incômodo pelo fato que as religiões querem impor seus dogmas (vc sabe o q é isso?) à população que se recusa a crer e/ ou obedecer à determinados princípios! Ou seja, à população fora da igreja!
    A igreja taxa os outros de abomináveis, ímpios dignos de tormento eterno, etc... Quando ela e nela é/há uma podridão terrível que os fiéis tentam esconder e odeiam quando os descrentes desmascaram!!

    Mande outra daí pra k!!!


    PODE CRER NO QUE QUISER, SÓ NÃO ME OBRIGUE A CRER TBM!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te conheço gosto muito de vc sei da sua capacidade, mas benção nao quer dizer emprego bom e riquzas financeiras e sim um presente de Deus que supra suas nescecidades repetindo nao financeiras e sim algo que te preencha espiritualmente e emocionalmente, nao to aqui para atingir omosexuais pelo contrario eu gosto de todos o que conheço e n sou eu que vou jugar-los por suas atitudes e nem a igreja, e sobre dogmas, creio que quando vc conhece uma pessoa boa vc tenta apresentar para um outro amigo pois acha que esse amigo “merece“ conhecelo por suas virtudes, isso que eu creio que um verdadeiro cristão deve fazer apresesntar para os outro aquilo que faz a diferensa na sua vida, ja disse e vou repetir vc é uma pessoa de personalidade agradavel, ntenho nada contra vc e me lembro bem de vc na igreja, vc poderia ta ajudando a muita gente hoje.

      Excluir
    2. Exatamente, tome a sua última frase pra você mesmo. Interessante que entre um milhão de postagens nos blogs você escolhe uma que fala sobre igreja, que fala sobre Deus pra tá criticando. Ninguém te obriga a crer em Deus, você não crê e ponto. Entao deixe de tentar convencer os que creem que ele não existe também. Será mesmo que vc não acredita? Todo ateu adora se meter em conversas teológicas. Quando eu não acredito numa coisa, simplesmente a ignoro!

      Excluir
    3. Bem, para o primeiro anônimo, eu te garanto que hj eu ainda ajudo a muita gente, mas do que na igreja! Mas não vou ficar fazendo propaganda igual aos fariseus! Quando entrei neste blog apenas discutíamos a questão do retiro, daí um rapaz por nome de Alexandre veio dizer que felicidade era só em JESUS e que portanto, o estilo de vida das pessoas fora da igreja era infeliz. Foi por isso que entrou essa questão de crer ou não crer. Não sai atacando gratuitamente! Olhem bem a sequência dos comentários!

      Um outro anônimo me acusou de ser um crítico que não tolera ser criticado e misturou 'homofobia' quando nem nesse assunto estávamos falando!

      Quanto a vc, último anônimo (5 de fevereiro 13:48), já que vc agora é só um código por temer dar as caras! Da mesma forma que vcs crentes saem evangelizando e pregando pra quem quer ouvir ou não, os ateus têm todo o direito de falar de suas descrenças e inclusive questionar as doutrinas de vcs, já que vcs dizem que são 'verdades absolutas e incontestáveis'. Critico sim, pois vcs crentes são os juízes da terra: Vivem dizendo aos outros o que é 'certo' e 'errado' ..Ficam demonizando pessoas comuns, famosas, religiões africanas, etc etc. Portanto, aguentem um pouco do próprio fel!!

      Quanto a vc, Junior, não se intimide com as críticas ao blog! É normal! essas pessoas adoram apontar erros na sociedade, mas quando erros do meio deles são revelados, elas dão 'pittiii' . Já fui da tribo e conheço os índios! Esse espaço é seu e vc posta o que bem quiser, sem ser leviano e inconsequente, e acho q isso vc não foi!!

      Excluir
    4. Muito obrigado amigo Elias, realmente, agradar todo mundo não é o meu forte, mas é como eu disse não quero que meu blog vire [+1] dos blogs de FG, que só falam em política e fofocas. Meu objetivo é outro. Mas com relação a esse VENDAVAL que virou esse post só há uma grande verdade, " O grande desconforto com relação a tudo isso é que a grande maioria de vocês EVANGÉLICOS de FELIPE GUERRA, se acham SUBLIMES E INTOCÁVEIS, estão sempre de prontidão, IMPONENTES olhando de cima de seus PEDESTAIS, se acham exemplos sociais, seres abençoados, corretíssimos e NÃO ADMITEM que ninguém diga o contrário, mesmo diante de tantas pessoas que de longe observam os erros e são tidos como ERRADOS por comentar... " Vou postar aqui o que eu tiver VONTADE e achar necessário, quem não quiser ver, não visite o blog, simples assim!

      Excluir
  12. Quando entrei no blog me deparei com a seguinte frase:

    "Este blog foi criado com o objetivo de "diisdobrar, convencer, informar e atrair os turistas a conhecer nossa amada terrinha Felipe Guerra - RN, mostrarei aqui um pouco das belezas naturais, a cultura, os eventos, e as opções de lazer e passeios. Também vamos mostrar os projetos e as novas ideias para edificar uma Felipe Guerra melhor e construir um novo tempo. Sejam bem vindos e obrigado pela visita!"

    Fico triste ao ver postagens como essa, pois conheço a pessoa Junior e não imaginava este tipo de postagem.
    segundo o objetivo a intenção não era criticar as igrejas e os evangélicos, porém a idéia que a postagem passou foi essa.

    O retiro espiritual tem um grande objetivo, aproximar as pessoas a Deus, querendo ou não esse objetivo tem salvado jovens e isso é ótimo(infelizmente algumas pessoas não acham isso).

    Se a postagem tivesse sido diferente,ou seja, se o blogueiro tivesse ido a um retiro, sem basear suas informações em conversas de outras pessoas, poderia ter uma idéia mais positiva sobre esse evento. A forma em que a informação foi passada conseguiu atingir varias pessoas que defendem, adoram e temem a DEUS(assim como eu).

    Entre vários temas que poderiam ser abordados como: Acidentes no trânsito aumentam excessivamente no carnaval, cuidados ao inalar drogas que podem provocar paradas etc, esses temas podem salvar vidas, seriam temas globais e locais, que buscam a melhoria da cidade. já perdi um amigo no carnaval e não gostaria de perder nenhum outro em acidente no carnaval.

    Esse tipo de tema é o que seu blog propõe.

    Grato!

    Um amigo anônimo!

    ResponderExcluir
  13. Caro leitor, realmente o OBJETIVO do meu BLOG é esse, peço até desculpas por essa que julgo infeliz postagem sobre o retiro. Quando criei esse Blog eu tinha uma única preocupação " não torná-ló apenas [+1] blog de Felipe Guerra que falasse sobre política, escândalos, fofocas e polêmicas que causam discussões. Agradeço o seu comentário, e se você realmente me conhece sabe qual foi o meu verdadeiro propósito!

    ResponderExcluir
  14. ainda bem que essa briga acabou, e que vc falou da politicagem dos blog daqui.infelizmente vc publica alguma coisa não faz como o pindoba noticias que só fala na mudança de felipe guerra que até agora não mudou em nada, só em diminuir o salario do povo, e empregar gente, o serviço frexado eu acredito que já passa de 191.isso é um absurdo, e tem mais diz assim quem manda aqui sou EUUUUUUUUUUUUUU.

    ResponderExcluir
  15. ei o retiro é uma benção e tem regras esta com mais de 4 anos que eu vou é Graças a Deus nunca vi essas badernas não .agora tem pessoas em exeção que zoam alto.mais por favor não venha fala do retiro não;;;

    ResponderExcluir