É de conhecimento de todos que a tecnologia facilita e muito a vida das pessoas, porém essas facilidades seriam benéficas para nós?
Estudos dizem que os equipamentos e sistemas podem fazer com que o cérebro humano deixe de raciocinar com tanta eficiência como fazia em outros tempos. Confira agora uma lista com os cinco maiores casos de tecnologias que nos desestimulam a pensar e veja se as suas apostas foram concretizadas.
1. GPS
Tudo o que o motorista precisa fazer é dirigir seu carro e seguir as instruções do aparelho. Toda a “Memória de Navegação Espacial” fica adormecida nesse caso, fazendo com que um setor cerebral que trabalharia no momento seja completamente inutilizado por algum tempo. Tudo isso é relacionado ao hipocampo, que ao ser atrofiado também pode influenciar na aparição do Mal de Alzheimer.
2. Calculadora
Muitas vezes vemos pessoas utilizando as calculadoras para somas muito simples, somente pelo fato de que é mais cômodo. Quando se torna necessário fazer alguma conta de cabeça, a dúvida chega bem antes da resolução do problema matemático.
3. Smartphones
São nos nossos smartphones que anotamos compromissos, agendamos algumas tarefas doa dia a dia, dentre 1001 utilidades que encontramos para o aparelho. Tudo isso fica ao alcance dos dedos e não demanda qualquer esforço para ser acessado. Estudos apontam que a utilização excessiva dos smartphones faz com que memória e velocidade de processamento das informações acabem sendo prejudicadas. Agora, se você já está demorando muito para se lembrar de alguma coisa que aconteceu recententemente, é bom ficar atento.
4. Corretor automático
Você prefere escrever à mão ou digitar? Segundo especialistas, se a opção for a segunda, é melhor desligar o corretor automático de seu computador ou dispositivo móvel. Uma pesquisa com 2 mil pessoas, chegou-se à conclusão de que a correção automática pode causar prejuízos visíveis à capacidade de soletração e grafia.
5. Multitasking (Multitarefa)
Estudos revelam que a constância em multitarefas pode ser mais prejudicial ao QI humano do que o consumo de certas drogas. O mesmo estudo ainda foi afirma que as pessoas com muitas tarefas simultâneas podem acabar com desempenho inferior ao de pessoas com privação do sono.
Fonte: Tecmundo e Discovery News
Nenhum comentário:
Postar um comentário