Os organizadores do concurso World Press Photo, um dos mais importantes do fotojornalismo, anunciaram o vencedor de 2012. Quem recebeu o prêmio foi o fotógrafo sueco Paul Hansen, pela impactante imagem de um cortejo fúnebre na cidade de Gaza, onde um grupo de homens carrega os corpos de duas crianças, de dois e três anos, enquanto o cadáver do pai é levado um pouco mais atrás, em uma maca.
Publicada no jornal sueco Dagens Nyheter, a fotografia foi tirada em 20 de novembro de 2012, quando a casa em que as vítimas moravam foi atingida por um míssil israelense. A mãe, que também estava no local, foi enviada para o hospital após a explosão. “A força desta foto está no contraste entre a revolta e o sofrimento dos adultos com a inocência das crianças. É uma foto que nunca esquecerei”, disse o peruano Mayu Mohanna, um dos membros do júri do concurso.
Além dele, fizeram parte da comissão julgadora mais 18 profissionais de fotojornalismo. A equipe avaliou 103.481 fotografias, capturadas por 5.666 artistas de 124 países. Pela conquista, Hansen ganhou € 10 mil, uma Canon DSLR e kit de lentes. O segundo e terceiro colocados foram os fotógrafos Fabio Bucciarelli e Javier Manzano, ambos da Agência France-Presse (AFP).
Fonte: Peta Pixel
Nenhum comentário:
Postar um comentário